top of page

minicursos

Escritaacademica.jpg

Redação Acadêmica: dicas para a escrita de TCCs (Para alunos de Graduação)

Ementa: Uso de conectivos: encadeamentos lógicos ou nexos argumentativos evidentes. Parágrafos: a articulação de ideias. Pontuação: dúvidas e usos. Citação e Paráfrase: diálogo com o texto-fonte. Estrutura acadêmica: objetivos (geral e específicos), justificativa, hipótese, revisão de literatura e metodologia. Resenha: uma técnica que auxilia na escrita monográfica.

Duração: 02 (duas) Horas

Professor: Renato Resgala

Vagas: 30

curriculum.jpg

Currículo LATTES e Gerenciadores de Referências Bibliográficas Mendeley Reference Manager da Elsevier

EmentaO objetivo do minicurso é apresentar as interfaces da plataforma do currículo Lattes e dos Gerenciadores de Referências Bibliográficas Mendeley Reference Manager da Elsevier. 

Manter as bases bibliográficas utilizadas ao longo dos anos de estudo é uma rotina que demanda tempo e esforço consideráveis, mesmo diante de todo zelo pessoal. Vários meses podem ser empregados na construção e na organização de uma Biblioteca de Referências. O que dizer então de localizar "aquelas referências" e anotações nas últimas horas do último dia de um prazo e ainda formatar as citações seguindo corretamente as normas? Os gerenciadores de referências bibliográficas, como o Mendeley Reference Manager, da Elsevier, ajudam a simplificar essa rotina, fazendo com que o tempo seja empregado no que realmente importa.

Neste curso, serão cobertos os seguintes tópicos:

1. Instalação e navegação básica no Mendeley (Web e Desktop).

2. Criação de Biblioteca Mendeley.

3. Padronização e inserção de citações em documentos (LibreOffice Writer e Microsoft Word).

4. Organização e manutenção da Biblioteca Mendeley.

5. Destaques, realces e notas em arquivos .pdf.

6. Compartilhamento de referências.

Observação: Todas as rotinas serão apresentadas com softwares inteiramente livres, bem como nas opções mais comuns do mercado.

No que tange à plataforma Lattes, o curso será direcionado principalmente a graduandos e egressos, interessados no mercado de trabalho e em pleitear ingresso em programas de pós-graduação e concursos, para os quais o formato lattes é obrigatório e objeto de pontuação. Trataremos da  imputação devidamente organizada dos dados no currículo, da importância de mantê-lo sempre atualizado e devidamente conectado aos orientadores, aos núcleos de pesquisa e às instituições e órgãos de fomento. Destacaremos a importância de manter os originais em cópias na nuvem, para devida comprovação quando necessário.  Abordaremos os diferentes tipos de exportações possíveis para impressão e envio, passando ainda pela orientação sobre os diferentes recursos do currículo Lattes como associação OCIRD. 

Duração: 03 (três) Horas

Professores: Jéssica Matheus, Gisele Bastos e Nelson Goulart

Vagas: 30

books.jpg

Leitura de textos na Universidade

Ementa: O objetivo deste minicurso é qualificar leitores e leitoras mediante o ensino-aprendizagem de uma técnica de leitura, compreensão e escrita de textos (científicos ou filosóficos) articulada à pesquisa, à proposição e à resolução de problemas não suficientemente estudados. O minicurso versará sobre a leitura com a finalidade de: 1) propor e resolver temas-problemas (dissertar); 2) explicar e comentar o texto. Ambas as atividades envolvem habilidades como: analisar, compreender, sintetizar, reproduzir pela escrita a ideia central, o modo de argumentação e os conceitos de um texto. Será visto que todo texto contém e é perpassado por diversos contextos, possui pressupostos e implicações, sendo também importante para compreendê-lo saber o papel social do produtor, quem são os seus destinatários, a imagem que tem deles e que efeitos quer produzir sobre eles.

Duração: 02 (duas) Horas

Professor: Dr Ricardo Shiota

simulado-de-matemc3a1tica-estatc3adstica

Estatística com "R"

Ementa

O objetivo do minicurso é introduzir o aluno ao ambiente R de programação estatística. Mais especificamente, visa apresentar o que é uma linguagem de programação, como elas diferem de aplicações point-and-click como o SPSS ou o Excel; como e para que o R foi criado; como funciona e quais suas potencialidades. Por ser curso de curta duração, é necessário deixar claro que, ao final, os participantes ainda não terão dominado o R. Tanto ele quanto outras linguagens não possuem uma curva de aprendizado rápida. Mesmo depois de vistas pela primeira vez, requerem uma prática constante para serem absorvidas. Contudo, ainda que não se torne um expert ao final do curso, os alunos terão uma visão ampla sobre o R que, junto com outros recursos apresentados, possibilitarão que ele possa seguir seu aprendizado por conta própria e através de cursos mais extensos que exijam contato prévio com o ambiente R.

Segue, abaixo, uma lista de tópicos a serem abordados:

  • R: história e posição entre as linguagens de programação

  • Tipos de variáveis no R

  • Estruturas básicas de dados

  • Programação orientada à objetos x programação funcional

  • Funções básicas do R

  • Escrevendo as funções

  • If e else: controle condicional de funções

  • Iteração com loops while e for x vetorização de funções

  • Importação de dados

  • Manipulação de dados com dplyr e tidyr

  • Gráfico com ggplot2

  • Notação de fórmula: modelos estatísticas no R

  • RStudio: Integrated Development Environment 

  • RMardown: relatório dinâmicos

  • Git: controle de versões

  • Recursos on-line, livros e outras traquinagens para aprender mais.

Duração: 04 (quatro) Horas

Professor: David Maciel

bottom of page