top of page

                                 “Sociologia Política e as dinâmicas sociais no contexto

                                       brasileiro contemporâneo: dilemas e resistências"

Os últimos anos no Brasil têm sido marcados pelo dissenso e pelas chamadas crises conjunturais. Contexto que se apresenta sob o crivo de transformações inseridas em uma perspectiva global. Os eventos recentes são caracterizados pela ascensão de governos de extrema direita, crise sanitária, calamidade climáticas, retorno dos altos índices da fome, perda de direitos, alto desemprego e aumento de sua precariedade.  Elementos que têm levado a impasses sociais, políticos e econômicos, bem como a fragilização da democracia e dos Direitos Humanos.

Frente a este cenário de incertezas e ameaças, entende-se a necessidade de compreender os novos elementos que compõem o neoliberalismo, a democracia e as desigualdades sociais. Neste contexto, emergem ainda, as pautas relacionadas ao feminismo, antirracismo e defesa de direitos para a população LGBTQIA+. E, em outro polo ressurge o ativismo de direita com vistas a desinstitucionalização de práticas e instituições. Observa-se desse modo a frequência de protestos nas ruas – especialmente no contexto da pandemia da Covid-19 – e a forte politização do debate público nos meios virtuais, tanto à esquerda, quanto à direita do espectro político. Elementos que se portam em confronto com cenário de grandes incertezas e ameaças. Além dos impasses contemporâneos, persistem nossos dilemas estruturais e históricos que arregimentaram a complexidade deste cenário.    

Em vista disso há a necessidade de um diagnóstico crítico sobre a realidade social e política que se atravessa neste momento. Desta forma, este evento acolhe trabalhos empíricos, analíticos e conceituais, sob o prisma de diferentes compreensões teóricas e metodológicas, que se proponham em seus repertórios a investigação sobre as problemáticas em voga. Na guisa da promoção do debate este Fórum tem-se por objetivo discutir no âmbito da Ciência, as manifestações políticas e movimentos populares, bem como criar espaços para a reflexões acerca das teorias contemporâneas que apontam para uma melhor compreensão do presente.

Neste contexto, o VI Fórum Discente do Programa de Sociologia Política da UENF visa reunir reflexões dos diversos campos da Sociologia Política para ampliar o campo de análise sobre a conjuntura atual do Brasil, almejando trazer possibilidades que apontem soluções e resistência aos dilemas enfrentados.

bottom of page