top of page

29 e 30 de Novembro de 2017

Ciências Sociais: outros lugares, outros diálogos

Valor da Inscrição após 15/11/2017:
Ouvintes: R$20,00

QUANDO /

29 e 30 de Novembro de 2017 - 09:00

ONDE /

Centro de Ciências do Homem - CCH UENF

SOBRE O EVENTO /

No século XXI as Ciências Sociais se renovam. Essa renovação passa pela inclusão de temas ligados à descolonialidade, aos estudos culturais e do lugar das periferias no mundo contemporâneo. Se por um lado a inclusão desses temas atribuiu novos contornos à disciplina, de outro impôs aos cientistas sociais o desafio de (re)pensar questões como racismo, feminismo e desigualdade. 

​

Nessa direção, o II Fórum Discente de Sociologia Política UENF busca em 2017, contribuir para o exercício reflexivo em torno do tema: Ciências Sociais – outros lugares, outros diálogos, visando fazer da sociologia não só um esporte de combate, mas um meio de (re)pensar a sociedade e dar visibilidade aos personagens que ficaram obscurecidos e silenciados por discursos canônicos e hegemônicos da Teoria Social.

GRUPOS DE TRABALHO

GT 1 – Estado, Instituições e Poder

Discute questões relativas às ciências sociais e políticas, refletindo e lançando debates sobre diferentes tipos de governo e governabilidade, soberania política, panorama sociopolítico e econômico das organizações, políticas públicas, agenciamento, integração regional, cooperação nacional e internacional. Engloba também discussões sobre estruturação e ordenamento social, funções e funcionamento das instituições, administração e controle, relações de poder, hierarquização e deliberação na esfera pública e privada. O objetivo principal é promover diálogos que possibilitem uma ampla abordagem sobre teorias e práticas das instituições que compõem os Estados na contemporaneidade.

GT 2 – Cidades, Ruralidades e Desenvolvimento Regional

Reúne propostas que lidam com processos sociais contemporâneos engendrados nos contextos urbanos e/ou rurais. Serão contemplados trabalhos a partir de grandes áreas temáticas, tais como: novas ruralidades; etnografias metropolitanas; segregação sócio-espacial; processos de urbanização; conflitos; produção de regimes de diferença; demandas coletivas por direitos e reconhecimento; experiências urbanas; violência e criminalidade.

GT 4 – Religião, Cultura e Sociedade

O presente GT busca apresentar um espaço de intercâmbio para discutir a variável religião e sua relação com outras esferas da vida social, tais como política, relações de gênero, cultura, instituições religiosas, direitos, poder e sociedade. Aborda questões relativas à Sociologia e Antropologia da Religião, relacionando os temas da política e direitos na contemporaneidade, público e privado, o ensino religioso, juventude e religião, consumo de drogas e religião, trânsito religioso, secularização, pluralismo religioso, renovação carismática, pentecostalismo, protestantismo, espiritismo, religiões de matriz africana, religiões afro-brasileiras, bem como a religião e suas interfaces com a cultura e sociedade como relações étnicas, territorialidades, participação civil, identidade, mídia e consumo. O objetivo principal é proporcionar discussões com a temática religiosa e suas implicações no mundo contemporâneo em tempos de intensas dinâmicas sociais e num contexto de grande diversidade religiosa.

GT 3 – Gênero, Relações Étnico-Raciais, Identidades e Cidadania

Discute questões relacionadas à temática das relações de gênero, como as temáticas da mulher, feminismo, violência contra a mulher, violência doméstica, aborto, reprodução, estupro e demais temas relacionados à questão da mulher e enfrentamentos ao machismo; masculinidades, viriarcado/patriarcado; diversidade sexual, LGBT, erradicação da homofobia/lesbofobia/transfobia, múltiplas identidades de gênero e outros assuntos relacionados à questão dos direitos sexuais e reprodutivos. Proporciona também debates sobre as questões étnico-raciais, africanidades, outros grupos identitários que pautam o debate público, soluções contra o racismo e demais explanações sobre as relações étnicas, raciais e de cor. Visa trazer a relação desses conteúdos com as identidades sociais e as transformações na abordagem teórica sobre o tema das identidades como um todo. Traz também a temática da cidadania no Brasil, seus principais desdobramentos, a relação desse assunto com os movimentos sociais de grupos identitários e sua relação com a democracia. Busca-se debater neste GT os temas relacionados com o enfoque das discriminações, preconceitos, desigualdades de sexo e étnicas, geracionais, para assim trazer a relação dessas temáticas com o debate acadêmico atual e ampliações das reflexões e pesquisas empíricas, privilegiando a abordagem interdisciplinar.

GT 5 – Universidade, Educação, Ciência e Tecnologia

​Este GT pretende reunir trabalhos que versem sobre as interfaces entre a Educação e as Ciências Sociais. Visa ampliar discussões de análises teóricas e empíricas, em andamento e/ou concluídas, a respeito das questões educacionais em suas múltiplas esferas, dimensões, níveis e modalidades, no que tange aos currículos, conteúdos e disciplinas, especialmente relacionados ao ensino de sociologia numa perspectiva interdisciplinar. Objetiva promover diálogos sobre o acesso, permanência e êxito dos estudantes nos sistemas de ensino, as políticas e reformas educacionais, financiamento da educação, a autonomia universitária, estrutura administrativa e acadêmica da universidade, relações de poder, papel social da universidade, relações entre universidade/comunidade/órgãos governamentais, instituições de ensino superior públicas, gestão democrática, formação do pesquisador, carreira docente, política de educação superior e indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão. Interessa-nos refletir sobre a construção de estratégias na área de ciência, tecnologia e inovação, com atenção sobre as expectativas e demandas referentes à nova realidade socioeducacional.

Envie seu resumo até 10/11/2017 para o e-mail: forumdiscenteuenf@gmail.com

bottom of page